Antes de viajar, procurei algumas dicas de roteiro e passeios em Morro de São Paulo. Vi muitos sites e blogs recomendando o mais tradicional da Ilha como conhecer as 5 praias, a praia de gamboa e fazer o passeio de barco até Boipeba.
É sempre válido e muito útil pesquisar antes de viajar para poder se planejar financeiramente e também organizar o seu tempo para conseguir fazer todos os passeios. Mas, eu sempre procuro reservar um dia para explorar o lugar sem roteiro, apenas pegando dicas dos locais. Foi assim que eu “descobri” as piscinas naturais da Praia do Forte, um pedacinho do paraíso que me encantou, se tornando o meu lugar preferido da viagem!Chegando na Pousada Borboleta, pedi um mapa da Ilha para a recepcionista e logo reparei em um desenho do mar com algumas pedras, próximo ao Forte da llha.
Estávamos voltando da Praia de Gamboa e resolvemos aproveitar o caminho para dar uma paradinha por lá. O barco vindo da praia de gamboa nos deixou no cais de Morro, e, seguindo para a esquerda por uma rua beirando o mar, em poucos minutos estávamos em frente ao Forte, uma construção bem antiga, que está bem acabada.Continuamos andando e nos deparamos com um muro. Insistimos, pois sabíamos que o caminho era por ali, e então pulamos o muro para finalmente ver o paraíso!
A maré baixa forma piscinas incríveis, em uma praia pequena e frequentada só por locais. Era final de tarde, lá pras 16h, e o dia estava lindo. Que lugar! Que paz! Eu fiquei realmente encantada e querendo registrar de todos as formas: celular, câmera, gopro…! Mas claro, só depois de muitos mergulhos 😉 Uma dica: mergulhe de chinelo! Há muitas pedras pela praia, e muitos ouriços também. Tem que tomar cuidado com os mini carangueijos, vi muitos nas pedras. Por não tem muito movimento, os bichinhos amam estar por lá.
Outra dica é assistir o sol se pôr dali. Voltamos no outro dia para ver o pôr do sol do Forte, como contei nesse post aqui, e claro, aproveitamos para dar uma passadinha nas piscinas. Lindo demais!
Como em todos os passeios de Morro de São Paulo, você deve se atentar à maré. A praia só existe com a maré baixa, onde se forma a faixa de areia. Confira a tábua de marés antes de ir e aproveite muito esse pedacinho do paraíso! <3
Se você gostou das nossas dicas e quer organizar a sua viagem para Morro de São Paulo, confira esse post aqui onde damos todas as informações necessárias!
Tem mais fotos e dicas no nosso Instagram. Não esqueça de seguir! 😉
Adorei as dicas!!!! Estou indo semana que vem. =D
Aproveite a viagem!!! Morro de SP é incrível!